quinta-feira, 24 de abril de 2008

Anatomia do Joelho

O joelho é uma articulação intermédia do membro inferior, e tem uma das principais funções da locomoção humana. É muito importante ter um completo conhecimento desta articulação, o que requer um esforço combinado de diversas disciplinas, tais como: anatomia, biomecânica, fisiologia, cirurgia e em especial a cirurgia ortopédica.

O joelho é uma articulação móvel e estável. Como construção anatómica, está constituída por duas articulações funcionais, a articulação fémoro-tibial (AFT), e a articulação fémoro-patelar (AFP), que permite a flexão e extensa, assim como a rotação quando está flectida, o que lhe permite aproximar ou afastar o extremo do membro da sua raiz, ou seja, regular a distancia que separa o corpo do solo. Essencialmente, esta articulação trabalha comprimida pelo peso que suporta.

Passando um pouco a frente, os meniscos providenciam um pequeno incremento da estabilidade, uma vez que eles mesmos são instáveis. A estabilidade do joelho, depende em grande parte dos tecidos moles, ligamentos, cápsula e músculos. Esta articulação é uma das mais flexíveis do corpo humano. A função adequada está intimamente relacionada com a integridade ligamentar.

Nos compartimentos interno e externo da articulação existem os meniscos fibrocartilaginosos. O ligamento cruzado anterior (LCA) previne o excessivo deslizamento da tíbia em relação ao fémur, o ligamento cruzado posterior (LCP) previne o excessivo deslizamento posterior da tíbia em relação ao fémur. A rótula potencia o efeito do músculo quadricipital. Este musculo e as suas expansões tendinosas contribuem grandemente para a estabilização e função do joelho. A indicação clínica mais precoce de uma lesão no joelho é a atrofia.

Do ponto de vista mecânico, a articulação do joelho deve conciliar dois imperativos contraditórios:

- Possuir uma grande estabilidade em extensão completa, posição na qual suporta pressões importantes devido ao peso do corpo e a longitude do braço da alavanca.

- Permitir uma grande mobilidade a partir de um certo grau de flexão, a qual é necessária na corrida para óptima uma orientação do pé em relação com as irregularidades do solo.

Estas contradições tornam se possíveis de resolver mercê dispositivos mecânicos engenhosos.

A estabilidade reduzida do acoplamento das superfícies articulares, condição necessária para uma boa mobilidade, expõe a articulação as lesões.

A maior parte das artroses pós-traumáticas em indivíduos de meia idade ou mais idosos resulta de desarranjos menores dos tecidos moles, em especial os meniscos.

13 comentários:

Ninynha disse...

muito obrigada
sua pesquisa foi muito válida para mim.

bernard n. shull disse...

hi mate, this is the canadin pharmacy you asked me about: the link

Anônimo disse...

Gostava de trocar consigo algumas palavras sobre meu processo de estudo radiológico ao joelho. Aguardo consulta de Ortopedia (13 de Agosto),mas já tenho uma série de relatórios de exames menos precisos, é verdade, mas que não deixam de me preocupar...a sua formação e especialização na articulação do joelho transmite confiança...se estiver disponínel a este pedido, por favor responda-me para 34.silvia@gmail.com
Obrigada

Anônimo disse...

QUERIA MUITO SABER EXERCICIOS DE ADM QUE VOCE TEM EM MENTE DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES, EU AINDA SOU ESTUDANTE, MAS VALEU MUITO OBRIGADO

albertolba85@yahoo.com.br
valew

code disse...

muito boa noite.

desde já apresento as minhas desculpas por invadir assim o seu espaço para pedir ajuda sem poder oferecer nada em troca, porém estou numa situação complicada que tenho esperança que me possa ajudar a ultrapassar.

tenho 20 anos, jogo futebol num clube amador do distrito do Porto. há cerca de 1 mês após um jogo em que por várias vezes bati com o joelho no piso (pelado) devido a faltas que sofri, senti uma dor nesta zona:

http://www.clinicadeckers.com.br/imagens/orientacoes/33_enf_osgood.jpg

como pensei ser um simples hematoma continuei a treinar. no entanto durante o jogo da semana seguinte, a dor agravou-se bastante e fui já com algum sofrimento que terminei o encontro. no dia seguinte sentia dores a calçar-me e subir e descer escadas. resolvi parar 1 semana e meia.

no final dessa paragem já não tinha qualquer tipo de dor em actividades ditas normais. resolvi fazer um treino para avaliar a lesão. após o aquecimento, na primeira mudança mais forte de velocidade que tento fazer a dor volta e de uma forma ainda mais intensa. abandonei o treino. no dia seguinte sentia dores fortes em quase todos os movimentos do joelho.

resolvi parar mais 2 semanas e marquei uma consulta num ortopedista. tive essa consulta ontem, já sem qualquer tipo de dores em actividades normais.

o médico disse-me que tinha uma pequena lesão penso que no ligamento intra-rotuliano mas que poderia continuar a treinar e jogar que a lesão passaria com o tempo. caso sentisse dor deveria aplicar gelo e caso a dor fosse muito intensa devia parar e se necessário tomar analgésicos.

Perante isto, apresentei-me hoje novamente a um treino. No entanto, mais uma vez na primeira situação em que forcei um pouco mais o joelho, a dor apareceu. Continuei a jogar visto o médico ter dito que não era impeditiva. No entanto com cada movimento a dor tornava-se cada vez mais forte a ponto de já mal conseguir correr normalmente. após alguns minutos resolvi parar. até a andar normalmente já me doía.

estou neste momento sentado e se tentar elevar a perna minimamente já sinto uma dor forte no joelho.

não consigo compreender como pode ser saudável ou pelo menos não prejudicial aumentar a dor e passar entre 1 a 2 semanas até conseguir andar normalmente para depois voltar ao ponto de partida novamente (normalmente com dores ainda mais fortes).

já tive uma lesão muscular na face posterior da coxa esquerda (mesmo membro onde tenho agora o problema no joelho - ou "infra-joelho") que me obrigou a estar em fisioterapia 9 meses (e ainda sinto algumas dores ocasionalmente) quando um dos médicos que consultei me tinha dito que seria debelada em 1 ou 2 semanas, o que me faz estar receoso quanto ao diagnóstico e "tratamento" aconselhado pelo médico.

sei que estou provavelmente a pedir demais ao esperar que analise (nem que apenas minimamente) o meu caso, mas a verdade é que não sei bem o que fazer nesta situação.

mesmo assim obrigado pelo seu tempo e desejo que continue a conseguir "alcançar os seus objectivos".

email: aspinto@clix.pt

obrigado e cumprimentos,
André Pinto.

Anônimo disse...

Oi, tudo bem?Gostaria de saber quais movimentos são feitos pelo joelho em atletas de futsal?

Obrigada!

Anônimo disse...

Boa Noite,

Encontrei o seu blog ao pesquisar sobre fisio desportiva em Portugal. Meu nome e Ana Pinto recentemente tirei o curso de fisioterapia desportiva em inglaterra mas estou a pensar voltar para Portugal (Montijo) e queria fazer um estagio para me integrar mas nao sei por onde comecar e gostaria de pedir alguma orientacao neste sentido se possivel.

Obrigado
ana pinto
ana_lucia@hotmail.co.uk

Bruno Cesar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Cesar disse...

Tempos atras, apareceu um grande e bom questionamento, teria mesmo relação o aumento do caso de rupturas de LCA com o uso das novas chuterias, que adequaram as travas, dente de tubarão?! Sabesse que essas novas travas por serem mais achatadas e mais largas que as convensionais, proporcionam uma melhor resposta em relação a arranque e velocidade, em contra partida, não oferecem um grau de rotação,de aproximadamente de 1 a 2 milimetros, que as tradicionais oferecem. Qual é sua opinão a respeito disso?

bruno_c_novais@hotmail.com

Anônimo disse...

eu tenho uma duvida e pode ser que possa ajudar..

eu queria tirar o curso de fisioterapia desportiva, mas nao sei se existe alguma universidade que tem esse curso ou se tenho de de fazer de maneira diferente.

fico à espera de resposta

saramiriamalmeida17@hotmail.com

Gaspar disse...

ola..sou um rapaz k reside no norte..praticava btt fiz algumas provas d btt na taça de portugal..mas num pekeno jogo de futebol entre amigos aconteceu o pior..curriculum mto bom.fui operado ao ligamento cruzado anterior no joelho direito ao qual m fizeram uma ligamentoplastia..pode dar.me agums conselhos,procedimentos pós operatorio..cuidados..o uso da "tala" favor ou contra? agadecia que me respondesse..obrigada pela atençao. mendesgaspar@live.com.pt

Gaspar disse...

desde ja o meu obrigada..ja fui operado.a 4 de novembro d 09..e a minha lesao foi ha cerca d 2 anos ha qual n m interessei mto agravado consideravelmente..como é obvio agora estou em repouso..
mendesgaspar@live.com.pt

Anônimo disse...

Making money on the internet is easy in the underground world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat make money[/URL], Don’t feel silly if you don't know what blackhat is. Blackhat marketing uses alternative or misunderstood methods to produce an income online.